Escolha uma Página

Minha pergunta principal todos os dias nesse tempo de grandes incertezas: COMO POSSO USAR O MEU TEMPO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL DURATE O ISOLAMENTO?

Eu sei que, se eu ficar apenas esperando para ver o que vai acontecer, com certeza eu vou desperdiçar um tempo enorme. 

E eu não sei você, mas eu tenho entendido que muita coisa está mudando muito rápido nesses dias. O mundo mudou, e não vai voltar a ser o que era.

Quer ver só? Vamos fazer um exercício juntos aqui? Vamos tentar listar coisas que provavelmente vão mudar, e coisas que provavelmente não vão mudar.

Coisas que estão mudando ou provavelmente vão mudar daqui para frente:

  • Muitas pessoas que nunca haviam comprado online, estão agora se acostumando com isso. Depois da crise, elas vão querer continuar comprando assim.
  • Esse novo hábito já está criando uma avalanche de novos negócios digitais surgindo. Muitas pessoas não vão querer correr o risco de ter um negócio físico, pagando aluguel, contas de luz, água, imposto predial, etc. Com um negócio virtual, você pode atingir uma audiência infinitamente maior, com custos muito menores. Isso já vinha acontecendo a anos, mas com a crise, teve uma aceleração enorme.
  • Delivery já está em alta, e essa tendência deve continuar.
  • As empresas estão descobrindo que para muitas funções, ter os colaboradores trabalhando remotamente é mais barato e mais produtivo. Elas não vão querer voltar a manter escritórios caros com manutenção cara.
  • Escolas no mundo inteiro estão oferecendo aulas via aplicativos ou plataformas de EAD. Isso não vai extinguir o ensino presencial, mas provavelmente boa parte do aprendizado daqui para frente será remoto. É mais barato, mais flexível, e oferece possibilidades que o presencial não tem.
  • Socialização está sendo transformada. Participei de tres festas de aniversário nessas últimas semanas, todas via aplicativo.
  • O consumo de conteúdo digital na forma de vídeos deu um salto enorme. E também o compartilhamento de conteúdo.
  • “Lives” passaram a ser uma obsessão.
  • Nossa busca espiritual tem tomado novas dimensões. Estamos tendo cultos, missas e outros encontros religiosos via aplicativos. Muitas pessoas vão preferir esse novo estilo de culto, mesmo após o término da crise.

Algumas coisas que não vão mudar:

  • O comportamento humano tem duas raízes biológicas: sobrevivência e reprodução. E isso não vai mudar. Vamos continuar comprando comida, buscando lugares para morar, usando serviços essenciais como eletricidade, celulares, conexões à internet. E vamos continuar interessados em sexo.
  • Nós vamos continuar buscando opções de interagirmos umas com as outras. Bares, restaurantes, casas de show, eventos, shopping centers. Essa tendência tribal é parte nossa genética, e não muda assim de uma hora para outra. Mas ao mesmo tempo, estamos descobrindo que quando não é possível o encontro físico, encontrar virtualmente pode ajudar.
  • Nós vamos continuar vendendo, anunciando, negociando. Isso nunca para. Mas a maneira como isso tem acontecido também está mudando muito rápido.

Eu tenho certeza que você pode lembrar de outras coisas para colocar nessas listas, mas olhando para elas, podemos fazer a seguinte pergunta: Como eu poderia usar o meu tempo durante o isolamento, de modo a me preparar para tudo isso? O que eu poderia aprender, ou quais habilidades eu poderia aperfeiçoar para me adaptar à nova realidade, o mais rápido possível?

Ou melhor ainda, o que eu posso fazer, já nesses dias, para adptar meus negócios e minha profissão aos novos tempos?

Alguns de vocês têm me enviado suas opiniões e experiências por e-mail. Vou dar alguns exemplos aqui.

Paulo Francisco da Silva, da Agora Vai Brasil Soluções em Plásticos em São Paulo, tem feito o seguinte:

Meu segmento de atuação é reciclagem de plásticos, sou uma referência na área, mas, meus clientes estão todos parados e eu sem fonte de renda nenhuma.
Procuro agora os fabricantes de embalagens para EPI destinados ao mercado da saúde e oferecer a matéria prima a eles (está um mercado bem concorrido), e observando onde posso agregar ajuda e valor aos processos produtivos que estão ativos.
É um trabalho muito estratégico e bem menos tático, até que o mercado volte e possa voltar aos testes no pé das máquinas.

No seu segundo e-mail, ele escreveu:

Vendam neste momento benefícios e não apenas, atributos, o mercado está cheio de vendedores de preços e atributos x, y, z… e no momento de oferecer e destacar os atributos… nada… todos se calam, ou nem sabem a diferença entre um e outro.
Sairemos deste evento tão impactante com outra escala de valores, outra visão do mercado corporativo, outra visão sobre o que é ser … um ser humano… e sinto que o resultado será um mundo em franca mudança para algo mais energético e beeeeeemmmmm menos predatório!!!
Saúde, paz, harmonia e bons negócios a todos no ganha a ganha, juntos somos muito mais fortes!!!!!

Muito bom não é mesmo?

E você, o que pensa que poderia fazer para se reinventar nesses dias?